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Todo mundo ouve falar, mas afinal..

o que é problema de comportamento?

Ouvir falar que criança tem problema de comportamento é mais comum do que parece; é problema de comportamento quando não vai bem na escola; é problema de comportamento se não obedece em casa; etc. Entretanto, esse termo não é tão claro assim. Afinal, o que é problema de comportamento?

Esta expressão é bastante ambígua e controversa, apresentando definições vagas. Tais dificuldades podem comprometer tanto a análise dos comportamentos considerados problemáticos como as intervenções necessárias para evitá-los e/ou saná-los.

Se de um lado, há o modelo médico ou biológico de explicação, que aborda o assunto prioritariamente em termos de sintomas. De outro, há autores que veem a categoria mais funcionalmente, entendendo-a em uma perspectiva de déficits de comportamentos, sendo importante a realização de uma avaliação funcional para propor o planejamento adequado de programas de intervenção com a criança, além de atuações nos contextos familiar e escolar, os quais têm seu papel na instalação e/ou manutenção de tais repertórios.

É importante citar que não basta intervir em problemas de comportamento, mas também aumentar as habilidades sociais da criança, que são fatores de proteção para o surgimento de tais dificuldades. A intervenção deve envolver também treinamento de pais e remediação acadêmica.

Problemas de comportamento podem surgir e se manter devido a diversos fatores; um deles refere-se aos estilos parentais. No entanto, outras variáveis de contexto podem influenciar direta ou indiretamente na forma como os pais interagem com seus filhos. Algumas dessas variáveis são: estrutura familiar, manejo dos professores e da escola, necessidades educativas especiais da criança, cultura, nível socioeconômico, idade dos pais, depressão materna, conflitos conjugais e diferenças de gênero dos filhos e dos pais.

Todavia, não basta dizer que depressão materna, por exemplo, ou renda familiar baixa causariam problemas de comportamento; é importante investigar como uma mãe deprimida interage com seu filho, pois é esta interação, se reforçadora, se punitiva, se consistente ou não, que fará com que problemas de comportamento apareçam.

É importante esmiuçar o que se está chamando de problema de comportamento antes de qualquer coisa. Assim, se falarem que seu filho tem problema de comportamento, tente entender mais como a criança está se comportando, o que ela faz exatamente, quais as consequências para as ações dela, se ela se comporta da mesma forma em outros ambientes, com outras pessoas, etc. Se tiver dificuldade, procure ajuda de um profissional.

Referência:

Bolsoni-Silva, A. T., & Del Prette, A. (2003). Problemas de comportamento: um panorama da área. Revista Brasileira de Terapia Comportamental Cognitiva5, 2 , 91-103.

Thaís S. Mascotti

Psicóloga clínica (CRP 06/137999), graduada em psicologia e mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP/Bauru. Capacitada em Terapia Online. Possui Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e em Terapia Comportamental Dialética (DBT). Visa proporcionar um espaço seguro de diálogo e condições para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adultos.

2 Comments

  • Antoniodon disse:

    Nesse sentido, é importante que os pais conheçam seus filhos e os observem em casa, para que possam contribuir com o trabalho do terapeuta. Em alguns casos, inclusive, os próprios pais são instruídos a frequentar a terapia, pois seus comportamentos e modos de pensar precisam ser trabalhados para que os comportamentos das crianças melhorem. Abordando temas delicados de forma lúdica e dialogando com o imaginário dos pequenos e pequenas, os livros infantis são capazes de fazer uma ponte entre os adultos e as crianças.

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