Skip to main content

É possível ser atendido por uma psicóloga à distância, por meio da internet?? Qualquer um pode receber essa modalidade de atendimento? Quais os riscos e benefícios? É pago? Preciso de um super equipamento? Como funciona?

Essas são questões muito comuns quando falamos em atendimento online e é o que pretendo responder brevemente neste texto.

A terapia online é sim uma possibilidade real que, apesar dos riscos e limitações, também tem seus benefícios; principalmente em ampliar as fronteiras e atingir pessoas que talvez não teriam acesso a um atendimento presencial.

Outro benefício é a maior possibilidade de flexibilidade nos horários de atendimento e não ter que se deslocar até um local específico para ser atendido.

Alguns exemplos de quem pode se beneficiar da terapia online

Lembrando que, além desses exemplos, qualquer pessoa que queira ser atendida nessa modalidade é só entrar em contato com a(o) profissional para averiguar como funciona.

Brasileiros que moram no exterior.

Pessoas que moram em grandes cidades e gastariam muito tempo de locomoção.

Pessoas que residem em locais de difícil acesso ou sem meios de transporte.

Pessoas com pouca disponibilidade de horário ou que viajam frequentemente.

Pessoas que moram no interior ou zona rural; ou que moram em locais em que não há profissionais especializados.

Pessoas com algum tipo de deficiência (física, auditiva, visual).

DÚVIDAS COMUNS 

Como funciona o pagamento?

As minhas sessões são pagas por meio de transferência ou boleto bancário. Para brasileiros que estão fora do Brasil, há a possibilidade de pagamento pelo PayPal mediante acréscimo de taxa de 7%.

Como se preparar para a sessão?

Procure deixar os materiais necessários para a sessão já reservados (como fone de ouvido), busque um local em que possa ter privacidade durante o atendimento (ou seja, um lugar em que ninguém possa te ouvir). Teste a internet com antecedência para evitar imprevistos.

Do que eu preciso?

Tenha em mãos um celular, computador, notebook ou tablet, em que seja possível usar a câmera para a vídeo chamada (ou vídeo conferência). De preferência, use fones de ouvido para garantir a privacidade. Confira se a sua internet está com boa conexão para esse tipo de chamada.

Por qual meio é feito a sessão?

Atendo por meio de videoconferência (ou vídeo-chamada), que permite com que eu veja o cliente e o mesmo possa me ver durante a sessão. Ao me mandar mensagem para marcar a conversa inicial, explico sobre as ferramentas disponíveis.

Você atende convênio ou algum plano de saúde?

Não. Atendo apenas de forma particular, entre em contato para saber sobre o valor.

Quais horários disponíveis de atendimento?

Atendo de segunda a sexta-feira. Mande sua disponibilidade por mensagem no whatsapp, para que eu possa passar os horários que eu tenho em comum.

Como funciona as faltas e cancelamentos?

Caso seja necessário desmarcar uma sessão, é necessário dar um aviso com antecedência mínima de 24 horas úteis. Caso haja falta ou cancelamento sem antecedência, reservo o direito de cobrar o valor integral da sessão. Essa condição também é válida para a primeira sessão.

Qual a frequência e duração dos atendimentos?

As sessões são inicialmente semanais, ou seja, ocorrem uma vez por semana. De acordo com o andamento do caso, entretanto, é possível passar para atendimento quinzenal. Cada sessão tem aproximadamente 50 minutos de duração.

Você atende pessoas de qualquer idade? 

Não. Na modalidade online, atendo apenas pessoas a partir dos 18 anos de idade. Não atendo crianças e adolescentes.

Há limite de número de sessão? 

Não. A Resolução 011/2018 do Conselho Federal de Psicologia não restringe número de sessões que podem ser feitas online.

O pagamento é antecipado?

Sim. A primeira sessão só é confirmada se o pagamento tiver sido realizado com antecedência e estiver confirmado. Caso o pagamento não tenha sido confirmado até a data do atendimento, a sessão é cancelada.

Tem dúvidas ou quer marcar uma sessão?

Se você está na dúvida se o atendimento psicológico online é indicado para você ou se tem alguma outra dúvida, deixe aqui nos comentários.

Se quiser marcar uma sessão, entre em contato comigo. Tenho formação em Psicoterapia online pelo Instituto de Terapia Online.

MARCAR CONVERSA INICIAL

ATENÇÃO!

A terapia online não é indicado para qualquer caso. Segue alguns exemplos de serviços que devem ser prestados e executados por profissionais e equipes de forma presencial, sendo, portanto inadequado e/ou vedado ser oferecido de forma online:

  • O atendimento de pessoas e grupos em situação de urgência (como em casos de ansiedade aguda) e emergência (como em casos de tentativas e ideação suicida, automutilação e crises psicóticas).
  • Pessoas e grupos em situação de emergência e desastres.
  • Pessoas e grupos em situação de violação de direitos ou de violência (seja física, sexual, psicológica, etc.).

Se você se identifica com um desses tópicos, busque ajuda presencial na sua cidade!

Para mais informações

Para mais informações basta acessar a resolução nº 11/2018 do Conselho Federal de Psicologia.

Thaís S. Mascotti

Psicóloga clínica (CRP 06/137999), graduada em psicologia e mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP/Bauru. Capacitada em Terapia Online. Possui Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e em Terapia Comportamental Dialética (DBT). Visa proporcionar um espaço seguro de diálogo e condições para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adultos.

2 Comments

  • Edna Oliveira Cordeiro disse:

    Oi boa tarde, Gostaria de saber mais sobre atendimento online, principalmente com relação a contarato de serviço e formalarios, são necessário ? Posso fazer por chamada de vídeo ?

    • Thaís S. Mascotti disse:

      Olá, Edna! Boa tarde, como vai? O atendimento pode ser por chamada de vídeo sim 🙂 Geralmente, envio alguns documentos por e-mail com instruções de como manter o ambiente adequado para o momento da psicoterapia online e um termo de compromisso com as regrinhas da terapia. Se quiser entrar em contato comigo para tirar mais dúvidas, é só me mandar mensagem no whatsapp: http://bit.ly/whatspsithais

Leave a Reply

Close Menu

Entre em contato

  • E-mail
  • Telefone
    (14) 9 9878 – 9312
  • Endereço
    Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, Quadra 12 - Jardim Brasil, Bauru - SP, 17012-191
Clique e fale comigo!
1
Fale comigo pelo WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Em que posso te ajudar?