Em agosto de 2019, após uma trajetória cheia de aventuras positivas e negativas no mundo da pesquisa, finalmente defendi meu mestrado. Essa caminhada foi feita na Unesp de Bauru/SP, no programa de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Desde o terceiro ano da graduação em psicologia (também realizada na Unesp), me envolvo com pesquisa e aprendo coisas novas no querido LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde).
Minha Trajetória de Pesquisa
Desde a iniciação científica até o mestrado, meu foco sempre foi o estudo de estratégias de ensino para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), especialmente habilidades relacionadas à comunicação com o mundo.
Você já reparou como aprendeu a nomear as coisas ao seu redor (por exemplo, olhar para um lápis e saber dizer que aquilo chama lápis)? Como conseguiu repetir palavras que lhe foram ditas? Ou como aprendeu a identificar e selecionar a opção correta quando alguém pergunta “qual é o carro?” diante de várias opções?
Para muitas pessoas, essa aprendizagem ocorre “naturalmente” através das interações com outras pessoas e o ambiente. No entanto, para algumas, como crianças com TEA, essa aprendizagem precisa ser mais “formal” e direta.
Minha Dissertação de Mestrado
Na minha dissertação, investiguei uma estratégia de ensino chamada instrução por múltiplos exemplares, visando treinar habilidades de falante (repetir palavras e nomear figuras) e ouvinte (apontar para a figura correta quando solicitado) em crianças com TEA e Neuropatia Auditiva. Desenvolvi um programa de ensino que está sendo aplicado por alunas da graduação em psicologia da Unesp em crianças com outras características diagnósticas, para avaliar se essa estratégia pode beneficiar mais pessoas.
Acesso à Dissertação
Pesquisar é algo que amo, e é com muito carinho que compartilho minha dissertação com vocês. Para acessar, clique no botão abaixo. Aproveite para explorar outras dissertações e teses disponíveis no repositório!